Buscar

Chegou a Bollinger R.D. 2004

A Maison Bollinger lançou a sua mais recente expressão, R.D. da safra de 2004.

Queria todas elas na adega! crédito da imagem: Bollinger

Depois de anos de envelhecimento primeiro horizontalmente - nas borras - depois verticalmente - de cabeça para baixo – as garrafas de Champanhe seguem para o dégorgement: as tampas das garrafas são removidas e o sedimento recolhido no gargalo é expulso pela pressão.


O contato repentino com o oxigênio produz uma explosão dos aromas que se desenvolveram durante o longo processo de envelhecimento nas caves. A garrafa é então enchida com licor de expedição, contendo uma concentração variável de açúcar de cana, depois arrolhada e deixada para descansar novamente até que os aromas do vinho tenham atingido o equilíbrio perfeito.


Mas por que não deixar que os apreciadores de vinho partilhem este momento único em que o vinho recentemente dégorgée oferece um frescor incrível e uma expressão excepcional de aromas secundários e terciários? Essa foi a ideia ousada e generosa que Madame Bollinger (1899-1977) teve quando decidiu lançar o primeiro Bollinger R.D. (Récemment Dégorgé), em 1967: um vinho único, envelhecido por pelo menos oito anos, ao qual o licor de expedição é adicionado com um teor muito baixo de açúcar de cana, de modo a não perturbar o seu frescor aromático muito particular. Um vinho para desfrutar quase imediatamente depois de pronto - o suficiente para causar uma grande agitação no mundo do Champagne!


Desde então, os conhecedores se deliciaram em degustar o Bollinger R.D. Alguns gostam de beber o mais próximo possível da data do dégorgement - que é sempre indicada no rótulo - como o momento privilegiado oferecido por Madame Bollinger. Outros, pelo contrário, preferem deixá-lo envelhecer e deixar o tempo transformar seus aromas, ad infinitum.


Bollinger R.D. 2004

Envelhecido há mais de 13 anos, que passou recentemente pelo dégorgement, o Bollinger R.D. 2004 é um “vinho generoso com aromas intensos e um frescor incomparável para essa idade”, disse o chef de cave Gilles Descôtes. A safra de 2004 registrou temperaturas anuais e chuvas abaixo da média, com setembro estimulando uma maturação lenta, permitindo o desenvolvimento de uma expressão aromática intensa de frutas. É um assemblage de 66% Pinot Noir e 34% Chardonnay, vindos de 16 crus: 88% Grands crus e 12% Premiers crus. A fermentação aconteceu inteiramente em barricas de carvalho. O liqueur d’expédition utilizado teve a dosagem de Extra Brut, com 3g/l.


Santé! Gianni Tartari


#champagne #sparkling #vinho #giannitartari #bonovino #bonovino_br

31 visualizações

FALE CONOSCO

(11) 9.8339.5797

contato@bonovino.com.br

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

GW Comércio e Representação Comercial de Bebidas Ltda - CNPJ 28.894.255/0001-64