Buscar

O Império da Cabernet Sauvignon

Atualizado: 17 de Set de 2019

A popularidade desta uva é enorme e merecida, seja na versão varietal ou em assemblage (mistura) com outras uvas. Originária da França, conquistou a confiança dos produtores pela sua alta capacidade de adaptação, força e pelos resultados alcançados. Confere cor profunda, leque aromático amplo, típicas notas herbáceas e de frutas vermelhas, pimentão, tabaco, tostados e especiarias; acidez e grau alcóolico bem balanceados e taninos perfeitos para envelhecer por muitos anos.


Sua terra natal é Bordeaux, na França. É uma variedade de uva renomada em todo o mundo para a produção de vinhos tintos finos e encorpados.

A partir de sua base em Bordeaux, onde invariavelmente é misturada com outras variedades, alcançou outras regiões vinícolas na França e em toda a Europa, além de fazer grande sucesso no novo mundo. Argentina, Chile, Estados Unidos, África do Sul e Austrália produzem vinhos varietais e de assemblage.


É a variedade mais importante no Médoc e em Graves, duas sub-regiões de Bordeaux, principalmente para os Grands Crus. As características dos vinhos produzidos com essa uva são a cor bem escura e profunda, um bouquet bem marcante lembrando principalmente cassis, e um sabor onde o tanino (substância que dá adstringência ao vinho tinto) é bem presente quando jovem e fica bem macio e elegante quando o vinho envelhece.


E o que faz a Cabernet Sauvignon ser facilmente reconhecida, não é seu aroma primário (de frutas como cassis ou lembrando ainda o pimentão verde), e sim sua estrutura e sua facilidade de se adequar às diferentes safras com suas diferentes características.


Talvez o mais extraordinário aspecto da Cabernet Sauvignon seja a sua resistência às mudanças, tanto de solo quanto de clima/microclima, para poder fincar suas raízes em terras tão distantes e, mesmo assim, produzir vinhos que sejam prontamente reconhecidos como Cabernet Sauvignon, independentemente das circunstâncias.


A super-concentração de cor conferida pelas cascas da Cabernet Sauvignon durante a vinificação, é um aspecto importante para os vinhos elaborados para longa guarda, normalmente vinhos ricos em extrato, densos e envelhecidos em carvalho.


Para você conhecer e desvendar todas as nuances dessa uva maravilhosa, listo aqui alguns vinhos interessantes:



Gianni Tartari


#cabernet #bordeaux #chile #napavalley #giannitartari #bonovino #bonovino_br

211 visualizações

FALE CONOSCO

(11) 9.8339.5797

contato@bonovino.com.br

REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

GW Comércio e Representação Comercial de Bebidas Ltda - CNPJ 28.894.255/0001-64